segunda-feira, agosto 21, 2006

Rui Costa: «Objectivo passa pela manutenção»

A equipa sénior de futsal do SC Beira-Mar começa a trabalhar no próximo dia 28, segunda-feira, para iniciar a temporada no campeonato nacional da 3ª divisão.Uma promoção alcançada depois das desistências de vários emblemas, facto que acabou por permitir ao SC Beira-Mar a subida de escalão, a segunda em dois anos de existência.Rui Costa, director da secção, falou a beiramar.pt sobre a nova época.
O SC Beira-Mar subiu de divisão em condições especiais, é certo, mas podemos afirmar que essas condições especiais acabaram por fazer justiça?
Foi feita justiça, sem duvida que sim. Na realidade, durante toda a época mostramos ser das equipas mais fortes do campeonato. Fomos a equipa menos batida, a equipa mais goleadora. Uma época longa, com resultados regulares, sem quebras, culminando com o segundo lugar, a conquista da Final Four e a participação na Super Taça. Todos os jogadores, equipa técnica e directores, mereciam esta subida como corolário de todo o trabalho e dedicação que demonstraram durante todo o ano.
Qual é o sabor de mais uma subida, a segunda em dois anos de vida da secção?
É um sabor delicioso, é algo que perdura durante um tempo alargado. Mais saboroso se torna quando temos a consciência de que tudo fizémos para conseguir depois degustar esta subida.
O campeonato nacional tem outras exigências. A secção está preparada para as enfrentar?
No fim da época passada iniciamos a preparação deste ano, estruturando uma equipa forte que nos desse garantias de subirmos de divisão e alcançarmos os campeonatos nacionais. As exigências em termos desportivos são maiores, mas não muito diferentes, para quem se prepara correctamente para uma subida de divisão. Daí considerarmos que desportivamente tudo está a ser tratado sem sobressaltos e com reajustes no plantel. Em termos logisticos, aí sim, surgem grandes diferenças, mas toda a secção já se encontra a trabalhar e preparada para enfrentar mais este desafio.
E os custos desta subida? São significativos?
Na realidade, o nosso orçamento teve que ser rectificado. Essas rectificações prendem-se mais com a vertente logística, dado que teremos que efectuar jogos em cidades mais distantes, como por exemplo, Guarda, Viseu ou Coimbra. Acrescem custos com policiamento, arbitragem, inscriçoes, entre outras. Feitas as rectificaçoes, sabemos que teremos um acréscimo de custos não muito significativos, mas tambem já estamos a negociar com os nossos patrocinadores e parceiros oficiais, para em conjunto conseguirmos resolver esse aumento.
Podemos pensar num SC Beira-Mar a aspirar a mais uma subida na nova época?
Falar em subida é sempre algo que todos os Beiramarenses desejam e quem faz parte de uma equipa ganhadora tem sempre esse sonho. A concretizar-se, penso que seriamos a primeira equipa a conseguir três subidas em três épocas. Mas, na realidade, não é essa a nossa ideia. Iremos sempre motivar e dar condições aos nossos jogadores e equipa técnica para irem para todos os jogos e vencê-los, mas como será o primeiro ano nos «nacionais», queremos fazer uma época tranquila e adquirir experiência para o futuro. O objectivo é mantermo-nos nos «nacionais» e, com os pés bem assentes, chegarmos dentro de pouco tempo à primeira divisão.

 
Free Web Counter
Free Web Counter