terça-feira, setembro 25, 2007

Portugal - Brasil: Treinadores atestam “importância” dos jogos de preparação

“Importante”. É desta forma que os treinadores das Selecções Nacionais de Portugal e Brasil, em Futsal, encaram o duplo confronto entre as duas equipas, programado para esta terça-feira, 25, e para quarta-feira, 26. Em conferência de imprensa, decorrida esta segunda-feira, 24, no Hotel WR, em S. João da Madeira, os técnicos destacaram a relevância que os jogos, de carácter particular, têm para o futuro próximo dos respectivos conjuntos.

“Nada melhor do que, nesta última fase de preparação para o Europeu, defrontarmos a Selecção do Brasil, que é extremamente bem comandada pelo ‘PC’ e tem uma qualidade tremenda”, afirmou o técnico português, Orlando Duarte, que admitiu a superioridade do adversário: “Continuo a achar que os melhores jogadores de futsal estão na equipa brasileira, que estão acima de qualquer outra selecção. Nós, ainda estamos alguns furos abaixo”, disse.

Orlando Duarte lembrou a “fase crítica” que atravessou a equipa das ‘quinas’, devido às lesões de alguns atletas, que, por essa razão, não se podem apresentar em S. João da Madeira. “Assim, olhamos para o lado e não conseguimos arranjar jogadores com a mesma qualidade. No Brasil, se calhar é mais fácil”, comparou o treinador, que, apesar das condicionantes, garante que vai “tentar proporcionar dois bons espectáculos” e agradar os portugueses.

Mas há mais objectivos traçados para este duplo confronto, tendo como pano de fundo o Europeu, que se realiza de 16 a 25 de Novembro, em Gondomar e Santo Tirso. “Pretendemos mostrar qualidade, iniciar esta última fase de preparação da melhor forma. Espero que consigamos potenciar a nossa qualidade de jogo, para sermos mais fortes na quinta-feira do que somos hoje”, desejou Orlando Duarte, não escondendo também a intenção de “fazer com que o Futsal cresça e tenha o desenvolvimento que merece”.

Quanto a ‘PC’, técnico brasileiro, começou por realçar o “prazer” que constitui a oportunidade de jogar, pela primeira vez, em Portugal. Paulo César engloba a Selecção de Portugal entre as cinco melhores do mundo, onde figura, também, a brasileira, a par da espanhola, italiana e russa. Daí que encare os desafios com o maior grau de importância: “Para nós é importante porque trabalhamos com duas selecções, uma de jogadores que estão na Europa e outra de jogadores que estão no Brasil. Assim, quando as juntarmos em torneios importantes, conseguimos formar uma química interessante”, explicou ‘PC’, que não se furta a dizer que o objectivo principal da sua equipa é o Campeonato do Mundo.

Elísio Carneiro, presidente da Associação de Futebol de Aveiro (AFA), entidade organizadora do evento, aproveitou a conferência de imprensa para desejar à Selecção Nacional “bons jogos e um Europeu bem conseguido, em que os objectivos possam ser atingidos”. O responsável associativo explicou, também, o facto de a iniciativa ter lugar no distrito: “Insere-se numa política de desenvolvimento que temos tido no Futsal do distrito de Aveiro e, em particular, na Associação”, justificou, agradecendo à Câmara Municipal de S. João da Madeira o apoio prestado nesta e noutras iniciativas em que tem sido parceira.

Manuel Castro Almeida, presidente da autarquia sanjoanense, reconheceu a “tradição”, em S. João da Madeira, da prática desportiva intensa, lembrando que, pelo Pavilhão das Travessas, já passaram as Selecções Nacionais de Andebol, Basquetebol e Voleibol. “Fazia falta, agora, a de Futsal, uma modalidade que está em grande expansão”, evidenciou o autarca. Castro Almeida foi mais longe e manifestou o significado que tem para o município receber o evento e a equipa brasileira, em particular. “A possibilidade de termos aqui uma Selecção com a qualidade do Brasil vem mesmo a calhar, de forma a atrair os nosso jovens para a prática do Futsal”, explicou, apelando aos sanjoanenses que compareçam no pavilhão.

Em nome da Confederação Brasileira de Futsal, José Maria Couto agradeceu o convite para a Selecção do Brasil defrontar Portugal. “O Brasil ficou muito envaidecido com o convite”, sustentou, retribuindo a gentileza com um convite à Selecção Portuguesa para se deslocar ao Brasil “numa data oportuna”. Noutro âmbito, o director da Confederação admitiu estar “impressionado com a beleza da cidade”.

 
Free Web Counter
Free Web Counter