domingo, novembro 05, 2006

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Sem querer culpabilizar alguem ,venho por este meio apenas pedir uma actuaçao a nivel do estado maior arbitragem aveirense,dado que em alguns jogos que a minha equipa ja tem disputados os criterios das equipas de arbitragem teem sido algo diferentes,e refiro-me a questoes do genero de ,regras de 4 segundos,situaçoes de substituiçao nos minutos de desconto e tambem no decorrer do jogo,alem de lances de "lei da vantagem". Estamos em formaçao e quando nem os arbitros se guiam todos pelas mesmas leis como poderam os treinadores dar a certeza aos jogadores de qual esta correcta? porque por vezes indirectamente acaba por ter ou nao influencia nos resultados das equipas.

posso deixar 4 ou 5 exemplos claros que aconteceram em jogos meus e que treinadores adversarios poderam comprovar:
1- Veiros - arbitro indica que a partir do apito sonoro no final do desconto tempo poderao ser efectuadas substituiçoes(sem recomeço do jogo,podendo atletas ficarem no banco e serem substituidos)
2- oliveirense - arbitro ao dar lei da vantagem, origina que a equipa que tinha bola tivesse ficado sem a sua posse,saindo a minha equipa em contra ataque e fazendo o 1 golo do jogo,(arbitro esqueceu-se inclusive de acumular a falta) ,
3 -apos este lance ,outros do mesmo genero em que a lei da vantagem poderia ser dada ,arbitro apita falta e para com o jogo.
4-ARCA - substituiçoes efectuadas apos o apito sonoro da mesa no fim de minuto desconto,arbitro nao permite substituiçao ,tendo mesmo que se fazer nova troca (saindo quem entrou,entrando quem saiu) para efectuar o recomeço do jogo
5- ARCA -4 segundos assinalados ao meu guarda-redes num momento que ao pegar na bola atras da baliza se dirige para a area ,demorando nao mais de 2 segundos a lançar a bola. livre indirecto que da golo do adversario.

Ha muito mais situaçoes e com certeza com outras equipas,o que quero nao é CULPAR ninguem,quero apenas conseguir explicar concretamente aos meus jogadores as leis e as alteraçoes que tem havido,ou pelo menos que os arbitros tenham todos as mesmas ideias!!

Cumprimentos André ,treinador dos juniores GDGafanha

PS: aproveito para dar os parabens ao ARCA pela boa vitoria em nossa casa!!

6/11/06 18:52

 
Anonymous Anónimo said...

Andre em relação as substituições e lei da vantagem tambem não sei explicar ao certo o critério ..Ao que parece pode haver alterações após o apito do arbitro para reinicio de 2ªparte o após tempo morto, ainda que os jogadores que iniciam a 2ª parte e reiniciam o jogo apos o tempo morto tenham de ser os mesmos.Quanto aos 4 segundo atenção que eles não estão restritos ao facto de a bola estar dentro de campo ou não , ou seja sempre que o arbitro considerar que a bola pode ser jogada e só não o está por demora do GR o arbitro pode iniciar a contagem do tempo assim como nos lancamentos de linha lateral ou canto. Não precisa a bola de estar em contacto com o campo, não podendo o jagador retardar a entrada de bola em jogo por expressa vontade iniciando o arbitro a contagem do tempo.Abraço ao meu amigo André e Tambem as felicitações ao meu amigo Tozé(ARCA-Juniores)pelo resultado brilhante neste jogo.

BRUNO ROCHA

7/11/06 22:32

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Counter
Free Web Counter