quarta-feira, novembro 08, 2006

Estalou a polémica no jogo Oliveirense Futsal - CRECOR


No passado sábado o Responsável da CRECOR Paulo Coelho telefonou ao Futsal Portugal mostrando toda a sua insatisfação com as arbitragens, que alegadamente têm prejudicado a sua equipa. A quente, muitas acusações foram feitas, e o rol de visados não se fica pelos árbitros.
A arbitragem do jogo do passado fim-de-semana sofreu forte contestação por parte do responsável alegando que se verificarão situações inadmissíveis, jogadores indevidamente expulsos, dualidade de critérios, etc.

Como combinado o Futsal Portugal foi ouvir todas as partes intervenientes nesta situação.

Entrevista com Paulo Coelho

FP: Então explique o que se anda a passar?

Paulo Coelho (PC): Penso que se andam a passar coisas muito estranhas, o futsal não pode cair em desgraça como o futebol de 11, já na época passada se falava no apito dourado do futsal

FP: mas do que é que a CRECOR se queixa em concreto?

PC: Estranhamos que no derbi da Associação de futsal de Aveiro não haver nenhum árbitro da associação disponível para apitar o jogo. Queixamo-nos de sermos prejudicados, há Árbitros parciais que não utilizam critérios iguais para as duas equipas e isso tem prejudicado a CRECOR

FP: Mas tem sentido que isso tem sido intencional?

PC: Sim tenho sentido.

FP: Naturalmente a Oliveirense tem uma versão diferente.

PC: É natural que o Sr Osvaldo Pinto defenda o seu amigo

FP: No passado sábado ameaçou acabar com o futsal da CRECOR no caso de estas situações continuarem, mantém essa posição?

PC: não duvidem, errar é humano mas sempre para o mesmo lado não.

FP: Mas o que se passou noutros jogos?

PC: No jogo com o Viseu (4ª jornada CRECOR vs Viseu Futsal 2001), o Árbitro insultou-me virou-se para a bancada onde eu estava e chamou-me filho da ....

FP: Talvez o senhor estivesse a protestar, ou não?

PC: Não, nem estava a protestar.

FP: Então porque é que o árbitro teve essa atitude?

PC: Porque sabia o que estava a fazer, tendo errado durante todo o jogo, contra a CRECOR.

O responsável da CRECOR acaba dando um conselho aos dirigentes da Associação de futsal de Aveiro, “É extremamente fácil aos responsáveis resolver a situação, dêem livre acesso aos relatórios dos árbitros e os observadores que se identifiquem ao entrar no pavilhão para se saber que eles estão lá e que fazem o seu trabalho”.

Versão da Oliveirense

Naturalmente e sendo um dos visados das acusações o Futsal Portugal foi falar com o Sr Osvaldo Pinto.

FP: o que tem a dizer sobre as acusações feitas pelo Sr Paulo Coelho?
OP: Esse Sr tem a mania da perseguição, a nossa maneira de estar no futsal é diferente, não alimentamos polémicas e as criticas que fazemos são sempre construtivas.

Foi enviado para o mail do Futsal Portugal a análise do jogo e arbitragem por parte dos responsáveis da Oliveirense.

“Apesar de considerar natural e legitimo que quem se sente lesado deve manifestar a sua indignação, neste jogo em concreto e, face ao que se passou no jogo, a haver um justo vencedor, só poderia ser a Oliveirense FC.

Os jogadores e equipa técnica da CRECOR, face à forte pressão exercida pelos jogadores da casa, sempre mostraram muito nervosismo, alguma discussão entre os próprios, discussão com as primeiras decisões dos
árbitros (atitude que se arrastou durante todo o jogo) e foi com naturalidade que a Oliveirense FC chegou ao 2-0. O CRECOR reduz ainda na 1ª parte para 2-1, fruto de uma grande penalidade muito forçada, pois nasce de um remate à queima roupa que vai à mão do jogador da casa, acresce ainda que o jogador estava ligeiramente fora da área dos 6 metros.

Na 2ª parte o CRECOR empata a partida, novamente através de outra grande penalidade, mais uma vez forçada, pois o jogador da CRECOR estava pressionado por 2 adversários, ao sentir a chegada do guarda redes da casa, num gesto experiente força o contacto com mesmo.

A meu ver dos 5 livres de 10 metros que a Oliveirense FC beneficiou, e
que não os concretizou, em minha opinião, o CRECOR só tem razão de queixa num deles, que foi forçado, mas por outro lado outros dois claros ficaram por marcar.

O CRECOR empata o jogo a 3-3, a 13 segundos do fim, no único golo de
bola corrida, já que os 2 primeiros foram de grande penalidade. Em resumo, grande jogo de Futsal, 2 grandes equipas candidatas à subida, o homem do jogo foi claramente o guarda redes do CRECOR, que foi fantástico ao defender 4 livres de 10 metros, e com um punhado de grandes defesas.

Quanto ás arbitragens de outros jogos que o CRECOR se queixa não me pronunciou porque desconheço, agora no jogo de Oliveira de Azeméis o empate foi até muito lisonjeiro para o CRECOR, pois a candidata Oliveirense foi superior e acabou por perder 2 pontos muito importantes para a luta da subida”.

Versão do Árbitro do CRECOR vs Viseu Futsal 2001

Se no caso do jogo entre a Oliveirense FC vs CRECOR, pensamos que os lances polémicos resultam apenas de decisões boas ou más por parte dos árbitros, já no caso da acusação feita ao árbitro Sr Vilela que alegadamente terá insultado o responsável da CRECOR que se encontrava na bancada, somos da opinião que a ser verdade se trata de um caso grave.

Como tal tomámos a iniciativa de ligar para a APAF, com o intuito de ouvir a versão do árbitro. Ao final da tarde de ontem o Sr. Francisco Parrinha, na qualidade de dirigente da APAF, comunicou-nos que tinha falado com o Árbitro em questão que lhe comunicou que em relação ao jogo tudo se tinha passado com tranquilidade, não tinha havida expulsões nem situações de grande polémica. Quanto às acusações feitas pelo responsável da CRECOR não quis responder, diz que não tem nada que responder a dirigentes.

Notícia: Futsal Portugal

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Olá. Sou 1 dos responsáveis por 1 dos 6 clubes do distrito que militam na série B da 3ª divisão nacional, e que por razões obvias não me vou identificar neste blog.
Não sei o que se passou no Oliveirense / Crecor, e por isso não faço comentários sobre estas 2 grandes equipas do distrito.
Apenas peço ao Conselho de Arbitragem da FPF e da AFA que não enviem para os «Derbis's distritais» árbitros da AFA, pois estes já conhecemos muito bem a sua duvidosa qualidade.
Aproveito também para sugerir á AFA que faça reciclagem de árbitros com mais frequência, para tentar que estes tenham mais qualidade.

10/11/06 11:55

 
Anonymous Anónimo said...

Boas, não estando habituado a escrever para os comentários, mas sou também um responsável por um clube da 3ª Divisão Nacional de Futsal.
Hoje tinha que deixar aqui algumas palavras, não concordo que na A.F.Aveiro não hajam árbitros com qualidade, já ando nestas andanças a muitos anos e conheço muitos e bons Árbitros tanto no Nacional com a apitar os Distritais pertencentes a A.F.A, também sei que alguns são uma vergonha para a modalidade, mas deixo aqui uma mensagem, muita das vezes somos nós dirigentes os culpados desta situação, também nós temos falhas mas quem não as tem, treinadores, jogadores cometem erros, os Árbitros não os podem errar ? quanto aos Derbys não vejo porque que podem ser Árbitrados por Árbitros do nosso distrito ?.

Quero deixar aqui os meus parabéns por tudo o que Sr: Neves Coelho e o Sr: Amadeu têm feito pela Arbitragem da A.F.A, porque sei que é reconhecida por muitas pessoas, e delas destaco um amigo do Futsal, Sr: Fernando Jorge membro do Concelho Técnico da Arbitragem da F.P.F,

10/11/06 14:44

 
Anonymous Anónimo said...

Bom eu tive o privilégio de estar a ver esse excitante e intenso jogo e digo-vos é por isso que cada vez gosto mais de futsal... um jogo emocionante, intenso e na minha modesta opiniao sem grandes casos. Algumas decisões menos correctas da arbitragem para os dois lados, mas se fossem todas as arbitragens assim... A Oliveirense só falhou N oportunidades de golo (o guarda redes da Crecor foi fantastico) e 5 livres de 10 metros sendo um mesmo a acabar já depois do golo do empate da Crecor, esta (Crecor) por sua ves falhou, na minha opiniao claro, na abordagem ao jogo pois não basta estar a espera (porque depois pode nao dar tempo para...) nao basta ter craques, os nomes nao jogam é preciso correr e procurar mais qualquer coisa, e os arbitros não podem falhar porque ???? Eu francamente não me pareceu dum modo geral que a dupla de arbitragem tivesse estado mal... O derby foi fantastico e não querendo estar a lançar achas para a fogueira pergunto mas polémico o jogo em que ???? Crecor empata 2 jogos e contesta as arbitragens e quando perder ???? Continuo a achar que os balanços devem ser feitos no fim ou perto do fim da época e analisar o deve e o haver, não é seguramente a 6a jornada. Boa sorte para todas as equipas de Aveiro...

10/11/06 19:53

 

Enviar um comentário

<< Home

 
Free Web Counter
Free Web Counter